Imagem Destaque
Ressalto - Thumbnail

Ressalto no Basquetebol – Guia completo

O ressalto é um fundamento do jogo da mesma forma que o lançamento, o passe, o drible, o trabalho de pés.

Porém um ressalto ganho ou perdido pode ter um impacto enorme no jogo, pois se o ganhar é sinal de uma nova posse de bola, e quem não gosta de ter a posse da bola?

Importância do ressalto defensivo

O ressalto defensivo serve para recuperar a bola após lançamento da equipa adversária. É extremamente importante garanti-lo para não dar oportunidade à equipa adversária de lançar outra vez.

Para se ter uma noção, poucas equipas marcar 50% dos seus primeiros lançamentos. O que quer dizer que se uma equipa lançar 20 vezes de 3 pontos e marcar 50% (situação que raramente acontece, é sempre mais baixo do que isso) há possibilidade de 10 ressaltos defensivos.

Não esquecer que cada ressalto é uma posse de bola. Se recuperar a posse de bola a equipa tem oportunidade de marcar cesto na outra tabela. Quanto mais posses de bola uma equipa tiver menos eficiente uma equipa precisa de ser no ataque.

Importância do ressalto ofensivo

No ressalto ofensivo, a importância é gigante. Um ressalto ofensivo tem um impacto mental muito grande numa equipa, origina a aumento de confiança instantâneo na equipa e automaticamente tem o efeito inverso no adversário prejudicando a confiança da equipa.

O ressalto ofensivo também aumenta a defesa, obriga a que os jogadores no treino estejam focados em bloquear defensivamente e a garantirem o ressalto.

O mesmo tem um impacto nas posses de bola, o jogo de basquetebol é um jogo de posses de bola. Quem tiver mais posses de bolas mais oportunidades poderá ter para marcar cesto logo mais pontos poderá marcar. Em média cada jogo europeu terá 80 posses de bola, uma média de 20 posses de bola por período. Uma posse de bola extra pode levar a equipa a marcar mais 3 ou 2 pontos, o que poderá fazer a diferença no final do jogo.

A mentalidade é chave, mais vontade do que habilidade. Por exemplo, jogadores mais limitados podem ter um grande impacto no ressalto ofensivo da equipa.

O que fazer para garantir o ressalto?

Para garantir o ressalto há 3 aspetos super importantes:

  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Determinação

Conhecimento

Bons ressaltadores percebem o jogo e os jogadores. Muitas vezes é muito dificil de estudar quem lança, de onde lança e quando lança, mas existem algumas tendências. Os grandes ressaltadores entendem que dependendo do sítio onde lança há uma grande probabilidade de que se falhar onde irá cair a bola.

Por exemplo se a bola for lançada abaixo da linha de lance livre há uma grande probabilidade da bola cair nos cantos.

Probabilidades de ressalto se o lançamento for a baixo da linha de lance livre
A baixo da linha de lance livre

Se for lançada acima da linha de lance livre há uma tendência de 40% da bola ir para o meio, e de 30% da bola ir para os cantos.

A cima da linha de lance livre
Acima da linha de lance livre

Importante perceber que longos lançamentos normalmente geram longos ressaltos. Nem sempre mas muitas vezes acontece, é preciso jogar com as probabilidades.

Habilidade

As habilidades são bastante simples, ter as mãos preparadas, bloqueio defensivo, agarrar a bola e nunca baixar a bola.

As duas habilidades que saliento mais, é o facto do bloqueio defensivo, a primeira preocupação no ressalto tem de ser sempre afastar o defensor da possibilidade disputar o ressalto sem cometer falta e só depois atacar a bola.

Depois de agarrar a bola é importante nunca baixar a bola para esta não ser retirada facilmente pelo defensor, manter os cotovelos bem abertos a proteger a bola.

Determinação

O desejo de ganhar a posse da bola tem de ser gigante, aqui é que desempenha a função do querer mais do que o adversário. Os jogadores têm de mostrar a garra e a determinação em ganhar aquela bola, pois poderá fazer a diferença toda no resultado final. Lembro que um ressalto perdido é uma possibilidade de 3 ou 2 pontos para o adversário.

Como trabalhar o ressalto?

A primeira coisa a trabalhar no ressalto são as habilidades técnicas, sem essas habilidades não vai ser possível de o disputar. Essas habilidades são “os pilares da casa”. Depois, de bem trabalhadas deve se focar numa competição do ressalto.

1º Exercício – Trabalho de Ressalto mais finalização

Exercício nº1 - Trabalho de Ressalto e finalização

O exercício começa com três colunas de cada lado do campo. Uma coluna na linha de lance livre virada para o cesto, uma coluna na primeira linha de passe, e uma coluna na linha final mais longe. Jogador da primeira coluna atira a bola à tabela e apanha o ressalto e de seguida faz o passe para a primeira linha. Após fazer o passe, corre para ir finalizar ao lado contrário do campo. Jogador da primeira linha passa a bola ao jogador da primeira coluna.

Rotação: Ressaltador – Debaixo do cesto – 1ªLinha – Ressaltador

Exercício nº2 – 2×2 Box out

Exercício nº2 - 2x2 Box Out
Exercício nº2 - 2x2 Box Out

Gráfico 1: Dois jogadores a atacar e dois a defender. Coach com bola. Coach lança, jogadores que estão a defender fazem box-out. Se a defesa ganha ressalto acabou, se for o ataque a ganhar, segue jogo 2×2.

Gráfico 2: Mesmo exercício, 1 jogador atacante com bola lança. Após tiro bloqueio defensivo e segue jogo. Se a Defesa ganha ressalto acabou, se for o ataque a ganhar, segue jogo 2×2.

Rotação: Ataca – Defende – Sai

Exercício Nº3: Bloqueio Defensivo  

Exercício nº3 - Bloqueio Defensivo

O exercício começa com 3×3 meio campo, o treinador vai lançar a bola e a equipa que está atacar tenta ganhar ressalto ofensivo. A equipa que está a defender bloqueia defensivamente. Os atacantes estão posicionados dois deles nos “blocos” e um fora da linha de três pontos. Os defesas estão todos posicionados em triângulo juntos dos “blocos”.

O papel da estatística no ressalto

A estatística desempenha um papel fundamental no ressalto. Durante o jogo, é bastante importante as equipas controlarem o número de ressaltos, mas principalmente a percentagem de ressaltos que estão a obter.

Então deixo aqui duas formulas importantes para ter a noção do desempenho da equipa nos ressaltos seja ofensivo ou defensivo:

Ressalto Defensivo% = Nº de Ressaltos Defensivos / (Nº de Ressaltos Defensivos + Ressaltos Ofensivos do Adversário)

Ressalto Ofensivos% = Nº de Ressaltos Ofensivos / (Nº de Ressaltos Ofensivos + Ressaltos Defensivos do Adversário)

Preparado para melhorar o ressalto

O ressalto é sem dúvida o aspeto do jogo mais fácil do jogo, como disse anteriormente tem mais proximidade da vontade e determinação do que da habilidade.

Para ser um bom ressaltador não é necessário ganhar todos os ressaltos mas sim assegurar que o adversário não ganha a bola.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

ARTIGOS RECOMENDADOS POR COACH AFONSO

CLIQUE NO BOTÃO EM BAIXO E OBTENHA JÁ O SEU EBOOK