Imagem Destaque
Lançamento

Lançamento – Guia completo para melhorar o lançamento dos seus jogadores

Não adianta termos jogadores que driblam, passam e são muito bons em táticas coletivas se no momento em que precisam de pôr a bola dentro do cesto. Todos nós estamos familiarizados com inúmeras frases de grandes pessoas no basquetebol que falam sobre o lançamento e a sua persistência.

No entanto, para mim houve sempre um frase que me ficou na memória e creio que nós treinadores esquecemos muito disto – se queres ter sucesso no basquetebol tens de saber pôr a bola dentro do cesto.

Mediante cada situação no jogo e mediante a zonas onde lançamos, os diferentes tipos de lançamento vão sendo ajustados. Portanto dividi o lançamento em três tipos:

Todos os lançamentos em que colocamos a bola junto ao aro. Exemplos: 1 apoio, 2 apoios, Floater, Aro passada,…

  • Com Salto

É feito saltando no ar e lançando a bola antes de cair no chão. Contudo este tipo de lançamento pode se dividir em três diferentes tipos de lançamento – Parado (receber e lançar), Movimento (vir a correr e receber para lançar) e por último após drible. Exemplos: de 3 pontos, de 2 pontos, após uma saída bloqueada, após um drible lateral.

  • Parado

Forma de lançamento bastante parecida em suspensão apenas não tiramos os apoios do chão. Exemplo: lance livre.

Como tinha dito antes, estes tipos de lançamento são adequados mediante cada situação de jogo e cada zona do lançamento – debaixo do cesto e perto é mais comum vermos lançamentos na passada, enquanto em média e longa distância é mais comum vermos lançamentos em suspensão.

Como o melhorar?

A pergunta que todos os treinadores fazem quando a sua equipa têm baixas eficácias ofensivas é tão simples como – como é que os meus jogadores vão marcar mais?

A resposta a esta pergunta é tão simples como a pergunta – Pontos chaves e repetição. Para os nossos jogadores marcarem mais necessariamente precisamos de saber se o estão a fazer de forma correta, por isso defino 4 pontos chave em que podemos qualificar a técnica de lançamento de um atleta.

  • Pé de Tiro

O Pé da mão lançadora pode e deve estar ligeiramente à frente do pé contrário.

  • Mão por baixo da bola

Mão lançadora estar sempre debaixo da bola. Se estiver com a mão por cima a bola vai cair, se estiver com a mão atrás da bola o lançamento vai ser retilíneo.

  • Seguir a bola até ao cesto

Acompanhar o movimento da bola até ao cesto é importantíssimo de forma a que o lançamento saia reto com o cesto, acabando o movimento com o pulso para baixo.

  • Cotovelo em linha com o cesto

Manter o cotovelo em linha com o cesto é sempre o mais dificil, é muito comum vermos jogadores com o cotovelo para fora talvez por terem visto alguma “estrela” na televisão a lançar assim. Portanto ter o cuidado de verificar e o corrigir se o cotovelo está em linha com o cesto é importantíssimo.

O que fazer para melhorar?

Para melhorar o lançamento não só precisamos de identificar os pontos chaves que estão a ser bem feitos como os que estão a ser mal feitos mas também precisamos de corrigi-los e repeti-los. Portanto devemos seguir diferentes passos:

  1. Focar na aprendizagem dos pontos chaves

Este ponto como vimos anteriormente é a chave para que todos os outros tenham sucesso. Se começarmos a construção de uma casa pelo telhado, o mais provável é ela nem sequer se leventar. No lançamento funciona da mesma maneira.

  1. Repetição dos pontos chaves

Repetir, repetir e voltar a repetir os pontos chaves são os pilares da construção da casa para que ela nunca caia.

  1. Volume de lançamento diversificando tipos

Após consolidação dos pontos chaves é essencial, focarmos na repetição do lançamento. Termos volume de lançamento para que fique cada vez mais sólido.

  1. Lançamento pensando na tática coletiva

Por último e já muitas vezes numa fase muito junto do rendimento, é necessário adequar os diferentes tipos de lançamento nas diferentes zonas de lançamento nas táticas coletivas. Nunca esquecendo do seu volume e repetição, tornando aquele tipo de lançamento cada vez mais consolidado.

Posto isto, tendo o esquema concluido, avaliado quais os pontos chaves necessários para corrigir apresento 3 exercícios de lançamento:

1º Exercício: Roda Americana

Exercício Basquetebol - Lançamento: Passe para atacar
Exercício Basquetebol - Lançamento: Roda Americana

Este exercício é bastante simples e bastante adaptável a qualquer equipa e qualquer escalão. Tem como objetivo trabalhar maioritariamente o lançamento debaixo e perto do cesto.

O exercício começa com duas colunas a extremo, todos os atletas com bola menos o primeiro de uma coluna apenas. O jogador sem bola corta para o cesto mediante a finalização pretendida e recebe a bola do primeiro jogador da coluna com bola.

De seguida, jogador que fez o primeiro passe, corta para o cesto para o lado oposto ao jogador anterior e recebe o passe do jogador que está na fila do lado para onde corta. E sempre assim sucessivamente.

É possível e aconselhável variar todo o tipo de finalizações (passada normal, passada contrária, euro-step, aro passada, corte para poste, bloqueio direto,…).

Na explicação apresentada apenas demonstra o lançamento de baixo e perto do cesto após passe, no entanto pode se adicionar uma bola ao jogador sem bola e finalizar se após o drible, alternando entre o primeiro de cada coluna a finalizar.

2º Exercício: Lançamento a dois

Este exercício, é um exercício focado na aprendizagem dos pontos chaves. A sua dinâmica é bastante simples, um jogador lança durante um tempo limite numa zona não muito longe (para iniciantes recomendo dentro do garrafão) e o outro jogador apanha o ressalto e devolve ao colega. Após a indicação do treinador que o tempo limite acabou, deverão trocar de funções. O dois jogadores têm de fazer 3 posições à escolha. De forma a contronar as dificuldades dos treinadores a corrigirem todos os atletas (caso haja muitos atletas por um treinador), podem dizer aos atletas para focarem se apenas num ponto chave alternando de treino para treino os 4 pontos chaves antes definidos.

3º Exercício: Lançamentos em Relógio

Exercícios Basquetebol - Lançamento: Lançamentos Relógio

Este exercício é bastante conhecido no mundo inteiro, porém as variantes e algumas limitações fazem com que este exercício seja fundamental. É um exercício focado no volume da repetição, já numa fase em que o jogador tem a sua técnica bem consolidada.

Exercícios Basquetebol - Lançamento: Lançamento Relógio

O exercício começa com um jogador a lançar e outro jogador a ganhar o ressalto e a devolver a bola ao colega. Após um número de tentativas, os jogadores trocam de funções.

Porém algumas limitações podem ser feitas, caso tenha pouco tempo disponível, limitar em 1 minuto o lançamento por posição traz um maior controlo do tempo gasto no exercício.

Variar os tipos de lançamento é também importante, desde lançamento após receção, a lançamento após um drible, ao lançamento em movimento (vir a correr do meio campo e lançar na posição).

Exercício Basquetebol - Lançamento: Lançamentos Relógio

O último ponto importante deste exercício será o registo dos lançamentos feitos, controlando as eficácias de lançamento de cada atleta.

Preparado para melhorar o Lançamento dos seus jogadores?

Espero que tenha compreendido os pontos chaves do lançamento. Mais importante do que qualquer exercício, a sua dinâmica, é a aplicação e correção dos pontos chaves. Lembre-se de que é necessário repetir, repetir e repetir muitas vezes tanto os pontos chave bem como os diferentes tipos.

Se já utilizou estes estes exercícios , ou definiu estes e outros níveis, ou tem mais alguma ideia a acrescentar àquelas apresentadas, deixe o seu comentário!

Bons treinos!

My world

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

ARTIGOS RECOMENDADOS POR COACH AFONSO

CLIQUE NO BOTÃO EM BAIXO E OBTENHA JÁ O SEU EBOOK