Imagem Destaque
Finalização perto do cesto - THumbnail

Finalizar perto do cesto – Como melhorar?

Num artigo anterior que tinha escrito sobre lançamento, tinha dividido o lançamento em três tipos: finalização na passada, suspensão ou parado. Neste artigo vou abordar de como finalizar perto do cesto.

O segundo lançamento mais comum no basquetebol é o lançamento na passada, aquele típico lançamento que se aprende quando se começa a jogar basquetebol. No entanto esse lançamento é cada vez menos utilizado no jogo, exceto se houver uma situação clara de 1x0. Desse modo foram criados diversos tipos de lançamento em passada, 1 apoio, passada contrária, aro passado, passada ao lado contrário com a mão de dentro ou mão de fora, floater, euro-step, e muitos mais.

Porém para saber finalizar perto do cesto, é necessário um conjunto de capacidades que vão ajudar a poder ter sucesso e dominar esta capacidade importantíssima no jogo.

Foco no trabalho de Pés

O trabalho de pés, é a base para tudo no jogo de basquetebol e saber utilizar os apoios mediante cada situação de jogo vai facilitar o jogador a finalizar perto do cesto. É muito comum do lado direito do campo saber fazer 1º apoio com o pé direito e o 2º apoio com o pé esquerdo e finalizar, mas também é necessário saber fazer esquerdo-direito e finalizar com a mão esquerda do lado direito. Para tal é necessário saber utilizar ambos os pés nos dois lados do campo.

Uma das finalizações que se usa bastante em que o trabalho de pés é evidente, é a finalização à rondo.

Reparem que é necessário saber parar a 2 tempos e utilizar o pé eixo para ganhar espaço. Esta finalização demonstra que sem um bom trabalho de pés nada existia.

Finalizar Forte com o contacto

Mediante o escalão, quanto mais velhos forem os jogadores certamente mais forte vai ser a oposição, certamente haverá jogadores mais fortes, maiores e qualquer jogador (grande, pequeno, forte ou menos forte fisicamente) terá de ser capaz de finalizar com contacto.

É extramente importante saber “sofrer” contacto de um lado do corpo e finalizar com a mão mais longe, ou até mesmo criar contacto legal para tirar o defesa da jogada, saber finalizar com contacto é treinável, muitas das vezes basta só o treinador “simular” o contacto com um colchão ou uma bola suíça.

Diversificar as finalizações

O último aspeto importante é ser capaz de finalizar de várias formas, usando as duas mãos. No entanto podemos saber finalizar de várias formas, mas é também importante saber ler o defesa para ajustar lançamento. Para mim um jogador fantástico neste aspeto é Goran Dragic que praticamente só lança com a mão esquerda (sua mão mais forte), mas ajusta sempre o seu lançamento mediante a posição do seu defesa.

Reparem neste vídeo, feito pelo canal By any Means Basketball, onde é analisado ao detalhe a forma de goran dragic finalizar.

Watch this video on YouTube.

Tipos de Finalização

Para se dominar a capacidade de lançar perto do cesto, é necessário começar do simples para se passar para o complexo. Para tal, vou deixar aqui alguns tipos finalização que eu uso com os meus atletas quando eles estão numa fase de aprendizagem inicial.

Finalizações:

Passada normal

Passada Contrária – Mão de Dentro

Euro-Step – Para a linha e para o meio

Por baixo do cesto – aro passada

1 apoio – Duas mãos

Inversão – Mão de Dentro e Mão de Fora

À medida que eles vão evoluindo vou exigindo alguma velocidade de execução bem como vou adicionando e simulando algum contacto. Deste modo eles são capazes de transferir o treino para o jogo, pois estão a treinar situações reais de jogo.

Como melhorar a finalização perto do cesto?

Para melhorar este aspeto do jogo é necessário muito treino e muita repetição do movimento, deste modo os exercícios que eu uso, tanto procuro finalização de baixo do cesto após drible como debaixo do cesto após passe. Pois acredito que apesar da finalização pode ser a mesma, em termos de trabalho de pés e de velocidade de execução são diferentes.

Exercício Nº1: Finalizações em X

Exercício Nº1 - Finalizar perto do cesto em X

O exercício começa com quatro colunas, duas no meio campo frente a frente e duas na posição de extremo. As colunas dos extremos começam todos com uma bola e apenas o primeiro de uma das colunas do meio campo com uma bola, o primeiro jogador de umas das colunas do meio campo faz 3 passes com o primeiro jogador da coluna contrária do meio campo. Após o terceiro passe, vai cortar para o cesto do lado contrário onde estava e finaliza com passe do extremo.

Rotação: quem finaliza apanha o ressalto e vai para o final da fila do lado onde lançou. O extremo que passou a bola vai para o final da coluna do meio campo do lado onde estava. Exemplo: 1-6-2-5-1

Neste exercício procuro várias finalizações, é possível também treinar finalizações dos jogadores interiores.

Exercício Nº2: Roda Americana

Exercício Nº2 - Finalizar perto do cesto em Roda Americana

O exercício começa com duas colunas a extremo, todos os atletas com bola menos o primeiro de uma coluna apenas.

O jogador sem bola corta para o cesto mediante a finalização pretendida e recebe a bola do primeiro jogador da coluna com bola.

Exercício nº2 : Finalizar perto do cesto em roda Americana

De seguida, jogador que fez o primeiro passe, corta para o cesto para o lado oposto ao jogador anterior e recebe o passe do jogador que está na fila do lado para onde corta. E sempre assim sucessivamente.

Neste exercício, à margem do anterior, também é possível introduzir finalizações dos jogadores interiores.

Outro tipo de exercícios para finalizar perto do cesto

Trabalhar finalização perto do cesto, é bastante trabalhada em treinos individuais. Neste tipo de treinos, se o jogador já souber o movimento é importante que o faça à maior intensidade possível.

Este exercício que vou apresentar aqui não é da minha autoria, mas é um exercício que eu faço regularmente quando dou treinos individuais e nestes, a finalização é o foco principal.

Este exercício contém diversas variantes é importante para desenvolver o toque de lançamento, Kyrie Irving foi dos primeiros jogadores a aparecer publicamente a fazer este exercício.

Mikan Drill

Watch this video on YouTube.

Preparado para se tornar um especialista em finalizar perto do cesto?

No geral, ser especialista a finalizar perto do cesto não é tarefa fácil, principalmente se for um jogador de estatura baixa, porque vai deparar se com jogadores bastante mais altos e mais fortes. No entanto, são diversos aqueles jogadores que são mais baixos e têm uma capacidade extraordinária de finalizar em espaços perto do cesto e muitas vezes por cima de jogadores mais altos.

Por isso, independentemente da altura é extramente importante que qualquer jogador saiba finalizar perto do cesto. 

My world

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

ARTIGOS RECOMENDADOS POR COACH AFONSO

CLIQUE NO BOTÃO EM BAIXO E OBTENHA JÁ O SEU EBOOK