Imagem Destaque
Espaço - Thumbnail

Espaço no Basquetebol – Como ocupar os espaços corretamente

O jogo de basquetebol é um jogo de espaços, desde da formação até ao mais alto nível todos os treinadores falam de espaço no basquetebol, ou seja uma ocupação correta dos espaços. E muito bem, mas o que é ocupar corretamente os espaços? O que é que isso beneficia a minha equipa?

Espaço no basquetebol é encontrar uma posição no campo que permita ao meu colega fazer qualquer ação, desde penetrar, lançar, cortar… sem nunca eu interferir. É também não permitir que um defesa seja capaz de defender dois atacantes ao mesmo tempo.

Não podemos esquecer que o meio campo de um campo tem 14 metros de comprimento por 15 metros de largura, isso quer dizer que podemos aproveitar o campo de canto a canto e do topo do meio campo até à linha final. Quanto mais abertos tiverem os jogadores mais espaço vai existir para os jogadores poderem atacar o cesto.

5 abertos - espaço no basquetebol
5 abertos
4 abertos e 1 interior - espaço no basquetebol
4 abertos e 1 interior

Tanto na situação em que temos os 5 jogadores abertos como na situação em que temos 4 exteriores e 1 interior é possível termos espaço para jogar.

Só que durante o jogo os jogadores não vão permanecer estáticos, e provavelmente podem passar por várias posições principalmente quando se trata de jovens atletas. Por isso, é importante trabalhar cada situação.

Como ocupar corretamente o espaço no basquetebol?

Primeiro é preciso definir regras na ocupação dos espaços, mas para tal é preciso perceber como é que o meu ataque se vai posicionar.

Decidir primeiro como vai ser o ataque da equipa, qual a sua formação base, 5 jogadores abertos, ou 4 exteriores e 1 interior do lado da bola, ou 4 exteriores e 1 interior do lado contrário da bola ou então 3 exteriores e 2 interiores.

Após isto estar definido, agora é que vamos definir as regras de ocupação do espaço. Vamos pressupor que a formação da equipa vai ser 4 exteriores e 1 interior do lado da bola.

Então vamos definir as regras se o jogador com bola penetrar.

Se o jogador com bola na posição de extremo penetra para a linha final qual vai ser a reação dos restantes jogadores?

Penetração do extremo pela linha - espaço no basquetebol

Esta situação é uma possibilidade de resposta, todos os restantes jogadores têm de se movimentar à penetração de forma a criar mais espaço para o jogador com bola penetrar para o cesto ou para criar lançamentos exteriores sozinhos. Deixo uma nota bastante importante, não chega só fazer o passe e ficar quieto, é importantíssimo ocupar um espaço livre para caso o meu colega não seja capaz de lançar ter espaço para penetrar.

Se o jogador com bola na posição de extremo penetra para o meio qual vai ser a reação dos restantes jogadores?

Penetração do extremo pelo meio - espaço no basquetebol

Esta situação é mais uma possibilidade de resposta, volto a frisar na importância de todos os jogadores se movimentares para criar mais espaço de penetração ou um lançamento exterior. Reparem que o jogador após fazer o passe ocupa o espaço vazio para a equipa poder continuar a atacar o espaço livre.

É também muito comum vermos equipas a reagirem ao fazer passes interiores. E podemos e devemos principalmente nos escalões mais jovens definir uma regra ao passe interior, o que fazer. Por exemplo:

Passe ao interior - espaço no basquetebol

Esta situação é bastante simples, mas o corte agressivo pode trazer bastantes pontos à equipa. Repara que todos os jogadores criam espaço e fazem com que a defesa também se tenha de movimentar.

Como trabalhar o Espaço no basquetebol?

Treinar a ocupação dos espaços é bastante simples, basta aplicar cada regra que definirmos e usarmos em situações de 2×0 e 3×0.

Exercício nº1: 2×0 passa e vai por trás

Exercício nº1: 2x0 passa e vai por trás

O exercício começa com duas colunas, uma com bola a colocar a bola em jogo e outra na primeira linha de passe. A primeira linha de passe recebe a bola em movimento. Quem passou vai por trás e corre no corredor de extremo. Após a finalização troca de colunas.

Neste exercício podem usar várias variantes, como a reação à penetração do interior quando o extremo penetra (tanto para o meio como para linha); bem como se o base penetra para a linha ou para o meio qual a reação à penetração.

Exercício nº1: 2x0 passa e vai por trás
Exercício nº1: 2x0 passa e vai por trás

Exercício nº2: 2×0 Ataca e Finaliza

O exercício começa com duas colunas, uma com bola na posição de extremo e outra sem bola em extremo do lado contrário.

Exercício nº2: 2x0 ataca e finaliza

No primeiro gráfico, o jogador com bola ataca a linha e assite ao extremo, após passe ocupa a posição livre deixada pelo extremo após a reação. Ao chegar a essa posição recebe o passe de retorno e ataca o cesto.

Exercício nº2: 2x0 ataca e finaliza - Espaço no Basquetebol

No segundo gráfico, o objetivo é o mesmo só que desta vez ataca o meio e assiste ao canto, após passe ocupa a posição livre deixada pelo extremo. Ao chegar a essa posição recebe o passe de retorno e ataca o cesto.

Exercício nº3: 3×0 Ataca e Finaliza

O exercício começa com 3 colunas, uma a base e duas a extremos (uma de cada lado). Base penetra para a linha final extremo reage a penetração e ataca linha final.

Exercício nº3: 3x0 ataca e finaliza

Extremo do lado contrário aparece ao canto e lança. Extremo que passou a bola ao canto sobe para a quina recebe o passe do base e lança.

Melhorar o espaço no campo melhora o ataque da vossa equipa

No jogo de hoje em dia cada vez há menos jogadas marcadas, mas sim um constante jogo de leitura de penetração e assistência para o lançamento exterior ou puxar o defesa para atacar o seu close-out.

Melhora os timings e as leituras de reação à penetração e o seu ataque vai melhorar se forma exponencial.

My world

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

ARTIGOS RECOMENDADOS POR COACH AFONSO

CLIQUE NO BOTÃO EM BAIXO E OBTENHA JÁ O SEU EBOOK