Imagem Destaque
Defesa - Thumbnail

Defesa – Os princípios básicos que nunca podem falhar

Um dos tópicos que eu mais gosto de abordar no basquetebol é a defesa. Por ser um tópico simples, e com princípios bem definidos. Aquela mítica frase do Michael Jordan “ataque ganha jogos, defesa ganha campeonatos” é base com que quase todos os atletas aprendem a defender.

No entanto, a frase faz mais sentido porque as equipas quando de facto sentem que podem ganhar o jogo aplicam se tanto no ataque como na defesa. Como vamos ver à frente, pela sua simplicidade a defesa acaba muitas das vezes por ser um pouco mais de empenho e concentração do que talento natural. É normal vemos que um jogador que seja menos talentoso no ataque, se joga ao mais alto nível é porque defende muito bem.

Uma equipa pode ter várias maneiras de defender, seja todo campo homem a homem, ou todo campo defendendo à zona ou até mesmo só meio campo, mas bastante pressionante. Porém, seja qualquer for por estratégia o diferente sistema de defesa escolhido, existe princípios básicos que qualquer sistema de defesa tem. Estes princípios são os que têm de ser ensinados antes de escolher ensinar qualquer sistema defensivo.

Princípios de Defesa do jogador com bola

Começando pelo básico, um defesa pode estar a defender um jogador com bola, ou pode estar a defender jogadores sem bola. O defesa do jogador com bola, é sem dúvida o mais perigoso deles todos pois naquele momento é o único capaz de marcar cesto. Portanto tem de ser altamente defendido.

Enquadrado com o jogador da bola

Para defender o jogador com bola, temos de estar sempre enquadrados com ele, ou seja, jogador com bola – peito do defesa – cesto. Imaginar uma linha que vai do peito do jogador com bola e o cesto, o defesa tem que estar a “intercetar” essa linha.

Mãos ativas

O segundo principio é ter as mãos sempre ativas, prontas para chatear o drible ao atacante, ou intercetar um passe ou até mesmo roubar a bola sem nunca por em causa o facto de poder ser ultrapassado. Senão podemos prejudicar todo o esforço que tivemos até ao momento.

Vontade de defender

Por último, eu destaco muito a vontade de defender estar preparado fisicamente e mentalmente para defender – este último principio é o que vai destacar muito um jogador de ser um bom defensor ou ser uma máquina defensiva. Não é necessário ser um Rodman, mas é necessário ter vontade em pressionar o ataque ao máximo para este perder a bola, para tal se for necessário melhorar as nossas condições físicas. Para além de sermos fortes fisicamente, também o temos de ser mentalmente para não perdemos o foco caso não concordamos com uma falta que o arbitro nos marcou ou até mesmo nos últimos segundos sermos capazes de defender o último lançamento.

Princípios defesa da 1ª linha de passe

A seguir ao jogador com bola, a 1ª linha de passe é a mais perigosa. Para tal a exigência tem que ser a mesma, aliás seja que jogador estejamos a defender a exigência de concentração tem que ser máxima.

Estar na linha de passe

Não importa se o sistema defensivo diz se para fechar a linha de passe ou abrir a linha de passe, importa é que o defensor esteja nessa linha. Para mim, acho importante que a linha de passe esteja fechada para dificultar o ataque.

Perto da bola

O posicionamento desta linha de passe é essencial, o jogador tem de ser capaz de estar na linha de passe, mas caso seja necessário dar uma ajuda, portanto é essencial estar a meio caminho de distância do jogador com bola.

A ver a bola

Por último, o jogador que está linha de passe tem de estar a ver a bola e o seu jogador. É muito usado a analogia de apontar as “pistolas”, uma para o jogador com bola e outra para o meu jogador. Desta forma nunca perdemos a noção onde está a bola e onde está o meu jogador.

Princípios de defesa das outras linhas de passe

Por outro lado existe outras linhas de passe. Estas linhas de passe são as que estão mais longe da bola, no entanto de um segundo para o outro podem estar mais perto da bola e passarem a ser 1ª linha de passe. Para que desempenhem bem o seu trabalho elas têm de seguir os seus princípios à risca.

Ocupação dos espaços

O correto posicionamento destas linhas de passe é fundamental para que nada na defesa falhe, porém basta apenas um pequeno metro ao lado de onde deveriam estar que rapidamente a equipa sofre cesto.

Dinâmica

Estas linhas de passe têm de estar ativas, ou seja, caso o meu defensor direto mude de posição eu tenho que rapidamente me reajustar para não comprometer a minha equipa.

Comunicação

Muitos treinadores insistem bastante neste ponto, eu considero este ponto fundamental para uma defesa eficaz. A pandemia trouxe a possibilidade de assistirmos aos jogos através da televisão e percebemos o quanto comunicam os jogadores dentro de campo para que nada falhe. Uma dica bastante útil para melhorar a comunicação na equipa é definir o que dizer em cada situação. Exemplo: jogador que defende a bola grita “BOLA”

Como aplicar estes princípios Defensivos?

A primeira coisa a fazer é definir os princípios que o treinador considera importante na equipa. De seguida, é pensar e criar exercícios para aplicar estes princípios.

Eu vou colocar e explicar alguns exercícios que eu faço para trabalhar todos estes princípios.

Exercício nº1: 1×1 Defensivo Todo o Campo

Defesa - 1x1 Defensivo Todo o Campo

Dois a dois com uma bola. Um jogador ataca e outro defende. Objetivo do jogador que está a atacar é passar no meio dos cones, e o objetivo do jogador que está a defender é que o atacante passe por fora dos cones.

Quando passar o meio campo o atacante espera pelo defensor e joga um contra um.

Exercício nº2: 1×1 em defesa + 1×1 com atacante em corrida

Defesa - 1x1 em defesa + 1x1 com atacante em corrida

Joga se 1×1 dentro dos cones, mas com o ataque passivo sempre em zig-zag para o defesa trabalhar os princípios da defesa do jogador com bola até ao final dos cones. Quando passar os cones, jogo 1×1.

Defesa - 1x1 em defesa + 1x1 com atacante em corrida

Na segunda variante, o defesa começa do outro lado do campo, mal o atacante acelera, o defesa vai ao encontro dele e jogo 1×1 até ao fim. O objetivo é obrigar o defesa a enquadrar com o atacante quando este está em transição ofensiva

Exercício nº3: 1×1 + 2×2 Ajuda Defesa

Exercício nº4 - 1x1 + 2x2 - Ajuda

Na primeira variante o exercício começa com o treinador a atacar o cesto, defensor dá o “stunt” e volta para defender o jogador.

Exercício nº4 - 1x1 + 2x2 - Ajuda

De seguida, na segunda variante o exercício começa com dois jogadores a atacar e dois jogadores a defender. O treinador ataca um dos lados, se ataca no lado direito o defensor vem dar a ajuda (stunt e recupera) de seguida o jogador do lado contrário vem dar ajuda. Ao passe entrar segue jogo 2×2.

Rotação: Quem ataca – defende. Quem entra – entra a atacar.

À medida que os jogadores vão ocupando bem os espaços e aplicando os princípios, deve se adicionar mais jogadores para praticar situações reais de jogo – progressão de 2×2 para 3×3 para 4×4 para 5×5.

Exercício nº4: Shell Drill

Exercício nº4 - Shell Drill

O exercício começa com 3×3/4×4/5×5 (como o treinador quiser). Consiste na ocupação dos espaços defensivos perante a bola.

Exercício nº4 - Shell Drill

A continuidade do exercício é feita pelo treinador, se o treinador disser passa ao 2, a defesa tem de ajustar (gráfico 2). Se o treinador disser penetra para a linha a defesa tem de se ajustar á penetração. Se o treinador disser jogo, eles passam a jogar e a tomada de decisão é deles.

Preparado para melhorar a defesa da sua equipa?

Em conclusão, melhorar a defesa da equipa não é algo que seja de um treino para o outro, está conectado com a aquisição dos princípios defensivos pela equipa. Por esta razão é necessário existir uma progressão lógica, é importante que os jogadores primeiro aprendem a defender um 1×1 só depois o 2×2 e assim sucessivamente.

É também necessário que os jogadores estejam preparados fisicamente e mentalmente para defender 24 segundos sobre 24 segundos. De forma a que sejam capazes disso o treinador tem de estimula-los a defender sobre desgaste. Sem nunca esquecer os princípios básicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

ARTIGOS RECOMENDADOS POR COACH AFONSO

CLIQUE NO BOTÃO EM BAIXO E OBTENHA JÁ O SEU EBOOK