Imagem Destaque
Basquetebol Análise - Purdue

Basquetebol Análise em Escalões de Formação

Hoje em dia uma das funções mais conhecidas do treindor de basquetebol é sem dúvida a análise e observação dos jogos. Em Portugal, são poucos os treinadores de formação (U14 e U16) que conheço que analisam os seus próprios jogos. Talvez porque não têm tempo, ou porque não sabem o que analisar, ou porque não têm os jogos em filme.

Então hoje escrever sobre a analise de jogos nos escalões de formação.

A primeira noção que é necessária ter, é que em escalões de formação não devemos olhar para a equipa adversária para os seus movimentos ou analise de jogador A,B ou C mas sim para a nossa equipa, observar os aspetos técnicos (passe, drible, lançamento, trabalho de pés,…), táticos (bloqueio direto, bloqueio indireto, zonas,…) ou físicos.

Como analisar jogos de Basquetebol na formação?

Corretamente esta função de análise de jogos deveria ser entregue a um treinador adjunto ou no caso de uma grande estrutura um observador de dados. Infelizmente muitos clubes e treinadores não têm essa estrutura, o que, no entanto, não impossibilita de se fazer na mesma. São bastantes casos de equipas na ProLiga, que o treinador principal é o responsável de autoanálise e observação bem como análise do adversário.

Portanto de forma a facilitar todo este processo sigo alguns passos com ou sem treinador adjunto.

Pontos Positivos e Pontos Negativos

Logo após o final do jogo, após a palestra final, é importante escrever os pontos positivos e os pontos negativos do jogo sem olhar para o video e sem obter opinião de ninguém. Estes pontos podem e devem se focar naquilo que foram os conteúdos abordados no microciclo.

Pedir opinião ao adjunto

Caso tenha um adjunto, deve pedir ou combinar com ele que deve fazer o mesmo exercício do ponto anterior, ou seja, pedir um relatório de opinião dos pontos positivos e negativos do jogo sem olhar para o vídeo.

Pontos Positivos e Pontos Negativos com vídeo

Após escrever os pontos positivos e pontos negativos do jogo, é altura de ver o vídeo. Tentar perceber se esses pontos de escreveu são de facto positivos ou negativos e se haverá mais algum ponto que queira acrescentar.

Pedir opinião ao adjunto, com acesso ao vídeo

Caso tenha um adjunto deve fazer o mesmo exercício que o ponto anterior, mas com o acesso ao vídeo. Tentar perceber se esses pontos que escreveu são de facto positivos ou negativos e se haverá mais algum ponto que queira acrescentar.

Reunião de Equipa Técnica

Com o trabalho de casa feito, tanto treinador principal como adjunto é altura de se sentarem e discutirem quais foram os pontos positivos ou pontos negativos. Se de facto os conteúdos abordados no microciclo ficaram entrosados na equipa.

Nesta reunião os treinadores deverão fazer perguntas para que no passo seguinte obtenham as respostas.

Exemplo: Conteúdo: Transição Defensiva – Perguntas: Linha de 1º passe foi pressionada? Jogador de contenção estava no meio campo? Os 3 jogadores recuperam para dentro da “casa” e distribuiram a defesa?

Obter respostas

Depois das perguntas estarem feitas, é altura de perceber em que fase de cada conteúdo que falhamos. No momento em que estamos a tentar responder a estas perguntas devemos analisar o video, parando e repetindo sempre que vemos esse conteúdo no jogo. Para ajudar nesta parte, se tiver um treinador adjunto, pode e deve combinar com ele de forma a marcar os conteúdos. Desta forma pode melhorar a produtividade e a velocidade na análise do jogo e focar apenas nos conteúdos desejados.

Exemplo: Conteúdo: Transição Defensiva –  Perguntas: Linha de 1º passe foi pressionada? Jogador de contenção estava no meio campo? Os 3 jogadores recuperam para dentro da “casa” e distribuiram a defesa? Respostas: Não pressionamos a primeira linha de passe, mas, no entanto, conseguimos sempre conter a bola em transição. Conseguimos também recuperar rápidamente os 3 jogadores para dentro da “casa” e distribuir a defesa.

Como apresentar a informação aos jogadores?

Após a conclusão das tarefas de análise e reflexão, é o momento que usamos o vídeo para mostrar aos jogadores. Existem diversos softwares de análise e observação de jogos, aquele que eu uso é o LongoMatch. Através deste software é possível dividir o jogo por períodos, e criar marcadores com o nome de conteúdo que queremos analisar.

De forma a que este processo seja o mais rápido possível é importante que os marcadores com o nome dos conteúdos já estejam criados.

Para mostrar aos jogadores eu sigo sempre algumas regras, de forma a criar uma interação com eles.

Regra – Não mais do que 15 minutos

Esta regra é fundamental, geralmente os jogadores de formação têm aulas antes dos treinos e se tornarmos as sessões de video mais prolongadas do que 15 minutos eles desligam e deixam de captar informação.

Regra – Selecionar informação

Quando vamos apresentar a sessão de video, é a mesma coisa que planear um treino. Devemos ir preparados com o que falar e quanto tempo gastar em cada clip.

Regra – Não dar respostas

Quando estou a fazer uma sessão de video, tento sempre que eu não seja aquele que fala e os jogadores aqueles que ouvem. O objetivo das sessões de video é que eles saibam o que falharam, como devem fazer. Se eu lhes for fazendo perguntas de forma a que eles cheguem à conclusão correta, eles estarão mais capazes de ler essas situações no treino e no jogo.

Exemplo: (Antes de mostrar o clip) Malta, não fomos 100% corretos na transição defensiva. Este video, é sobre isso e quero que identifquem aquilo que falhamos (mostrar o video).

A partir daqui podemos começar a construir também a forma como eles pensam o jogo, e começamos a dota-los de inteligência de jogo.

Preparado para Melhorar análise dos seus jogos?

Espero que tenha compreendido os passos a seguir para analisar os jogos na formação. Mais importante do que qualquer metodologia na análise de jogos é sim importante na formação a autoanálise e autorreflexão do que analisar o adversário.

Se já utilizou esta metodologia, ou utiliza outra metodologia, ou tem mais alguma ideia a acrescentar àquelas apresentadas, deixe o seu comentário e partilhe com a comunidade de treinadores.

Bons treinos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

ARTIGOS RECOMENDADOS POR COACH AFONSO

CLIQUE NO BOTÃO EM BAIXO E OBTENHA JÁ O SEU EBOOK